Segundo uma pesquisa do Comitê Gestor de Internet do Brasil (CGI.br), quase 90% das crianças e adolescentes do país possuem acesso à rede mundial de computadores, mas essa realidade não se reflete no uso da internet na escola. A partir de recortes de região e classe social, podemos notar que o acesso à internet, em especial para fins pedagógicos, ainda não atinge a maior parte da população.
Uso da Internet por Crianças e Adolescentes no Brasil
Segundo o relatório TIC Kids Online 2019, o panorama de acesso à internet por crianças apresenta abrangência entre crianças de todas as classes quando o dispositivo é o celular. Já quando o uso se dá pelo computador, enquanto 75% das crianças das classes A e B conseguem acessar, somente 39% das crianças da classe C possuem acesso, como mostra o gráfico abaixo.

Internet nas escolas no Brasil
Segundo a TIC Educação 2019, pesquisa realizada pelo CGI.br, apenas 37% dos alunos de escolas públicas urbanas acessam internet na escola. Isso significa que o uso pedagógico da internet ainda precisa ser expandido no nosso país para que todos os estudantes possam usufruir dessa ferramenta para potencializar a aprendizagem.
Falando em utilizar a internet para potencializar a educação, vamos agora às 5 formas de usar a internet na escola.
1. Pesquisas mais ricas
Alguns leitores mais experientes devem se lembrar: algumas décadas atrás, se precisássemos realizar uma pesquisa, era necessário consultar uma Barsa ou visitar uma biblioteca.
Nas escolas, especialmente públicas, nem sempre visitar a biblioteca significava encontrar aquilo que você estava procurando. Seja por escassez de livros ou por volumes desatualizados, a qualidade das pesquisas era prejudicada e isso comprometia o aprendizado.
Com o uso da internet, a pesquisa fica mais enriquecida com conteúdos de diversas fontes, possibilitando que os alunos conheçam mais pontos de vista durante o processo de aprendizado.
2. Recursos Audiovisuais
Segundo a pesquisa The State of Vídeo Education 2019, 91% das instituições educacionais percebem uma influência positiva dos conteúdos em vídeo para o aprendizado. Isso é corroborado pelos estudantes: 82% esperam que vídeos façam parte das atividades educativas.
Pesquisadores apontam que recursos audiovisuais aumentam a retenção de conhecimento, especialmente por estimularem diversos sentidos de maneira simultânea. Eles também tornam as atividades educacionais mais dinâmicas, contribuindo na atenção.
3. Representações Gráficas
Com o acesso à internet, professores conseguem encontrar possibilidades mais diversas para ilustrar suas aulas. Esses recursos gráficos ajudam a manter os alunos interessados e contribuem para a retenção do conhecimento ao estimular outras regiões do cérebro.
Desenhos, fotos e infográficos são alguns exemplos de representações gráficas que podem enriquecer a experiência de aprendizagem a partir do uso da internet na escola.
4. Jogos Educativos
Gamificação é o nome que se dá ao processo de transformar uma estrutura tradicional em um jogo. Seja no mundo corporativo ou no contexto educacional, inserir uma jornada com recompensas ou um ranking com premiação são estratégias que podem manter as pessoas mais engajadas.
Por meio de aplicativos e sites gratuitos, educadores podem inserir a gamificação nas atividades escolares tornando o processo de aprendizado mais lúdico.
Um site bastante conhecido de gamificação é o Kahoot, que é gratuito e fácil de usar. Com ele, professores podem criar um quiz para testar o aprendizado da turma, criando ao final um ranking com os participantes que se destacaram.
5. Qualificação de Educadores
Engana-se quem pensa que os únicos que podem usufruir dos benefícios da internet na escola são os estudantes. Diretores, coordenadores, professores e demais funcionários podem utilizar a internet para realizar treinamentos, cursos e oficinas na área da educação.
Com isso, é possível gerar uma equipe mais qualificada para garantir o melhor aproveitamento dos alunos e seu pleno desenvolvimento.
… e quando a internet não funciona?
Se você é pai, professor ou aluno de uma escola da rede pública que não tem acesso a uma conexão de qualidade, possivelmente sente os efeitos negativos da ausência da internet na escola.
Sem nenhum custo, o Instituto Escola Conectada pode ajudar a transformar essa realidade. Somos uma Organização sem fins lucrativos que tem como propósito levar internet de alta velocidade para escolas públicas de todo país.
Trabalhamos para conectar provedores locais de internet a escolas públicas, para que elas sigam promovendo uma revolução na educação do nosso país.
Quer inscrever sua escola para participar? Apresente nosso projeto para o corpo diretivo da escola. Com as informações sobre a instituição em mãos, basta acessar www.escolaconectada.org e clicar em “Sou uma escola” para completar o cadastro.
Se você é um provedor e quer apoiar escolas da sua região, basta acessar o site www.escolaconectada.org e clicar em “Sou Provedor”. Nos ajude a revolucionar a educação do Brasil!