A conectividade e a interatividade são elementos essenciais quando falamos de ensino no século XXI. Com a evolução tecnológica, a internet se tornou uma ferramenta fundamental para o aprendizado. Ela permite que os professores se atualizem e busquem recursos inovadores para tornar as aulas mais interessantes. Além disso, é um excelente recurso para trazer o estudante para o centro do processo de aprendizagem.
Especialmente depois do surgimento da educação 3.0, o processo educacional vem sendo repensado para tirar o estudante do lugar de coadjuvante e torná-lo autor da própria história. Passamos a perceber que educar é uma via de mão dupla, e que sem o envolvimento de quem aprende não haverá sucesso na formação do conhecimento.
Interatividade na educação
Para tornar o aluno cada vez mais participante do processo educacional foi necessário agregar métodos de aprendizado diferenciados. Estes, por sua vez, demandam que o estudante vá além de simplesmente ouvir o conteúdo e anotar no caderno. Agora, para aprender é preciso participar, se movimentar e criar com suas próprias mãos.
Nessa lógica, recursos educacionais como jogos, desafios temáticos e trabalhos em grupo são especialmente úteis para uma educação mais interativa. Aqui estão algumas ideias para aplicar esse método de aprendizagem:
- Criar debates sobre temas importantes, convidando os alunos a se aprofundarem sobre antes de debaterem em sala defendendo suas teses;
- Maquetes e colagens para que os alunos possam expressar sua criatividade ao apresentar um conhecimento;
- Criar eventos temáticos e distribuir temas e funções para que os alunos possam elaborar uma mostra cultural para os familiares;
- Convidar alunos para serem monitores de disciplinas nas quais se saem bem, fazendo com que ajudem outros estudantes com mais dificuldade;
- Trazer jogos de cartas temáticos adequados para cada faixa etária;
- Criar um quiz sobre a disciplina do bimestre e separar a turma em duplas ou trios, oferecendo uma recompensa para quem acertar mais questões.
As ideias são muitas, e sempre podem ser adequadas à realidade do grupo. Além dessas práticas de educação interativa, hoje em dia também é possível acrescentar a interatividade digital no contexto da educação.
Conectividade nas escolas
A oferta de internet para escolas públicas tem aumentando, principalmente a partir da pandemia. Ela tem sido usada como fonte de pesquisa, para aulas remotas ou ainda para jogos digitais educativos.
Inclusive nos aprofundamos nesse tema no artigo “5 formas de utilizar a internet na escola”.
Por mais que já possamos inserir a internet nas atividades educativas em muitas escolas, em regiões onde a infraestrutura é escassa muitos estudantes não conseguem viver essa experiência. A conectividade nas escolas rurais, por exemplo, é rara e poucas vezes tem qualidade e velocidade para atender à demanda do ensino.
Como promover uma educação interativa digital?
Se a instituição de ensino onde você atua não possui conectividade de qualidade, você não precisa desistir de implementar uma educação digital. Iniciativas como o Instituto Escola Conectada levam a escolas públicas do Brasil internet de alta velocidade sem custo para as instituições. Para inscrever uma escola, a coordenação pode se cadastrar gratuitamente no site www.escolaconectada.org.
Se você quer nos ajudar a alcançar mais escolas e levar essa transformação a mais estudantes, siga nossas redes sociais e compartilhe nosso conteúdo! Basta pesquisar por “Escola Conectada” no Facebook ou no Instagram.