Internet na Educação: Retrato da Conectividade nas Escolas do Brasil

Apr 27, 2023 | 0 comments

A participação da Internet na Educação configura parte fundamental para uma formação escolar de qualidade na era da informação. A conectividade já é um fato no Brasil, mas, apesar de sua importância, sua presença nas unidades escolares do país ainda é tímida, ineficaz e desigual.

Internet e Educação – O que diz a lei?

O acesso à educação é um direito de toda criança e adolescente em nosso país, e é nosso dever, enquanto sociedade, garantir que a nossa juventude possa usufruir desse direito. Conforme dita o Art. 53 do Estatuto da Criança e do Adolescente,

“A criança e o adolescente têm direito à educação, visando o pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho.”

Como, no entanto, falar de “pleno desenvolvimento” no contexto atual sem citar a democratização do acesso a informação promovida pela popularização da internet nos últimos anos?

Esse tema tomou especial relevância depois da pandemia da COVID-19, que promoveu uma mudança abrupta no cenário da educação global. Ao forçar escolas de diferentes portes estruturais a implementar o ensino EAD, esse novo contexto escancarou as desigualdades que distanciam jovens de uma educação de qualidade.

Sobre isso, a Organização das Nações Unidas (ONU) lançou em 2020 um documento intitulado “The Digital Transformation of Education: Conecting Schools, Empowering Learners“. Nesse estudo, fazem uma importante declaração sobre o poder da conectividade:

“Hoje, mais do que nunca, existe uma necessidade de fortalecer a infraestrutura nacional para garantir que a conectividade se torne mais abrangente e acessível. É igualmente importante fortalecer os planos de conectividade escolar para investir em uma educação de qualidade para aprimorar o acesso educacional, os desdobramentos do aprendizado e o potencial de ganho da juventude, assim como o desenvolvimento socioeconômico de suas comunidades e países”

Seguindo o mesmo princípio, a legislação sancionada pelo Governo Federal do Brasil em 2014 conhecida como Marco Civil da Internet determina que é dever constitucional do Estado promover em todos os níveis de ensino a capacitação “para o uso seguro, consciente e responsável da internet como ferramenta para o exercício da cidadania, a promoção da cultura e o desenvolvimento tecnológico” (Art. 26).

Cenário brasileiro de conectividade na Educação

Em um país de extensão continental como o Brasil, os múltiplos cenários tornam inviável uma análise leviana sobre a presença da internet na educação.

Segundo a pesquisa TIC Kids 2019 realizada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), os resultados variam ao analisarmos escolas em centros urbanos em detrimento de escolas rurais. Também há uma disparidade grande ao observarmos as particularidades de cada região do país.

Enquanto a região sul do Brasil possui a maior taxa de uso da internet nas escolas pelos estudantes com a marca de 43%, a região norte demonstra o menor percentual, com somente 24%.

Conectividade em Escolas Públicas

Ainda segundo a pesquisa da Cetic.br, apesar de 37% dos alunos de escolas públicas urbanas usarem internet, 26% destas escolas não contavam com nenhum computador disponível para atividades pedagógicas.

No cenário de escolas públicas rurais a situação se mostra ainda mais preocupante. A maioria das escolas (51%) não possui nenhuma infraestrutura de conexão à internet.

Equipamentos conectados nas escolas

Dados coletados pelo instituto CGI.br registram que 78% dos professores declaram que a quantidade de computadores é insuficiente para atender a demanda pedagógica. Um agravante se apresenta nas escolas públicas: 70% dos docentes apontam que a qualidade da conexão dificulta o uso da internet para fins educacionais.

Como podemos mudar o cenário de Internet na Educação do Brasil?

Iniciativas públicas e privadas têm emergido nos últimos anos para estudar maneiras de transformar essa realidade. O Instituto Escola Conectada é uma ONG que visa promover conectividade a escolas públicas do nosso país através da articulação entre escolas e provedores de internet local (ou ISPs).

Com 7 empresas parceiras em 2022, o Escola Conectada já beneficiou 76 escolas e impactou a vida de mais de 40 mil estudantes da rede pública.

Você também pode ajudar o instituto a transformar a realidade da educação brasileira. Acesse www.escolaconectada.org e nos ajude a levar internet de qualidade para os quatro cantos do nosso país.

Pedir Conexão


Cadastro de ISP