Nos dias atuais, o acesso à internet se tornou uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento educacional, social e profissional dos estudantes. No entanto, a realidade das escolas públicas no Brasil, quando se trata da conectividade, ainda apresenta desafios que precisam ser superados.
Acesso à internet nas escolas públicas
De acordo com dados do Censo Escolar de 2020, apenas 39% das escolas públicas brasileiras possuem internet em velocidade adequada para atividades educacionais. Essa realidade varia de acordo com a região do país, sendo que no Norte e no Nordeste, apenas 27% e 31%, respectivamente, possuem conectividade adequada. Enquanto isso, nas regiões Sul e Sudeste, esse número chega a 48% e 47%, respectivamente.
Lei 14.109 e a conectividade na educação
Em dezembro de 2020, foi sancionada a Lei nº 14.109, que instituiu o Programa de Inovação Educação Conectada. A lei tem como objetivo garantir o acesso à internet em banda larga na educação básica pública brasileira. O programa prevê investimentos na infraestrutura das escolas públicas e a capacitação dos professores para a utilização das tecnologias educacionais, e é financiado pelo Fundo de Universalização das Telecomunicações (Fust).
Além dessa medida, em 2022 o Ministério da Educação instituiu o Internet Brasil por meio da Lei 14.351. Essa normativa foca nas regiões com menor índice de escolas públicas acesso à internet no Brasil: Norte e Nordeste. Sua principal determinação é o fornecimento de chips com planos de conectividade para alunos da rede básica de ensino que estejam inscritas no Cadastro Único.
Iniciativas da Sociedade Civil
Além da iniciativa governamental, a sociedade civil também tem se mobilizado para atingir as metas de conectividade nas escolas públicas brasileiras. Entre elas, destaca-se o Instituto Escola Conectada, que por meio de parcerias público-privadas já conectou centenas de escolas e ajudou mais de 60 mil estudantes em todo o território nacional.
Com iniciativas públicas e privadas, espera-se que a conectividade seja cada vez mais uma realidade nas escolas públicas, garantindo aos estudantes acesso às tecnologias educacionais e contribuindo para o acesso a melhores oportunidades.
Como fazer parte dessa transformação?
O Instituto Escola Conectada é uma ONG que visa oferecer internet de alta velocidade sem custo para instituições públicas de ensino em todo o território nacional. Fazemos a ponte entre as escolas que possuem essa necessidade e os Provedores Locais de Internet – ISPs. Se você conhece uma escola que precisa de conectividade ou um Provedor que gostaria de ajudar, envie nosso site para a diretoria e incentive que realizem o cadastro! Nosso endereço é www.escolaconectada.org